top of page

O Instituto

Cumbre, palavra castelhana que designa cume, apogeu, reunião, nome dado às nuvens que reunidas em blocos se assemelham a botões de algodão, trabalho de massas com propostas e fins comuns. No contexto de nosso trabalho, essa palavra representa o ponto mais alto a ser alcançado. Esse nome traduz o objetivo do nosso grupo que consiste em utilizar a dança em todas as suas formas, como toda atividade humana que se transforma e evolui, aspirando seu auge.

 

O nome surgiu da reflexão de nosso trabalho. Grupo de pessoas e ideias que conjuntamente buscam um mesmo objetivo: utilizar a dança em todas as suas formas, como toda atividade humana que se transforma e evolui aspirando atingir o ápice da sensibilidade humana.


O Instituto de Danças Cumbre de São Paulo não nasceu apenas pela vontade de sua diretora e “maître” Isaura Guzmán. Seu apogeu é dado pelos talentos revelados desde sua existência em 1997.


O elenco atualmente é formado por bailarinos profissionais devidamente cadastrados no Ministério do Trabalho e representados pelo Sindicado da Dança de São Paulo (SINDDANÇA).


A diretora artística é detentora de um amplo conhecimento artístico-técnico e trabalha para manter viva asa formas de expressão do seu elenco. Executa os seus projetos com base nos legados da dança clássica internacional, bem como, assume o compromisso da evolução criativa em todas as suas formas e linguagem.


Durante sua existência a Companhia Cumbre se expressa através de uma linguagem única com base técnica no ballet clássico. A base de ensino dos bailarinos é desenvolvida no pioneiro e inovador método clássico cubano criado por Alicia e Fernando Alonso, para atender o biótipo dos bailarinos latinos que diferem do físico longilíneo europeu, considerado até ideal para a dança clássica, o que desfavorecia populações de outras origens étnicas). Aliado a um conceito de dança com aspectos amplos, recebendo incentivo e reconhecimento em suas apresentações no âmbito nacional e internacional.


No campo de atuação percebe-se nas apresentações da Companhia Cumbre traços marcantes de caráteres formativos sustentados na educação cultural continuada que buscam através da dança, mapear, educar e proporcionar ao público informação e reflexão assumindo com responsabilidade social nas cidades e países onde atuam.


A direção e o elenco trabalham a linguagem clássica e moderna diariamente. O repertório é montado graças às parcerias. Coreógrafos convidados compõem e colocam seu talento para enriquecer com sua leitura pessoal os espetáculos da companhia que apresenta suas montagens em teatros, casas de shows ou até mesmo em locais ao ar livre. O objetivo é testar a reação do público que entra em contato com os aspectos mais expressivos e poéticos do ser humano.

“Isaura Guzman” Guilarte é diretora artística e maîtrecoreógrafa, membra do Internacional Dance Council. Formada em ballet clássico no Instituto Superior de Artes de Havana, em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e estudou piano, flauta-transversal e canto lírico na Escola de Artes de Cuba. Desenvolveu uma nova metodologia que facilita o aprendizado da dança clássica. Trabalhou em turnês internacionais com o Ballet Nacional de Cuba, Ballet de Camaguey, Ópera de Cuba, Zarzuela Cubana, com as companhias Cisne Negro, Lina Penteado, Ballet Stagium e Ballet da Cidade de São Paulo. E atualmente é diretora da Companhia de Dança Cumbre. É palestrante internacional, recebeu o Prêmio Magnífico 2009 – Brasil, Prêmio de Melhor Maestra Preparadora no VII Certamen Interamericano de Danza – Córdoba, Argentina e representou o Brasil nos festivais de Osaka – Japão e de Paris – França nos anos de 1991 e 1992.

11403115_1451955475099404_52106339167112

Isaura Guzman
Idealizadora coreográfica e Produção Geral

bottom of page